Namoro e Encontros

Internet via rede elétrica

sábado, 9 de maio de 2009

O sistema Power Line Communications (PLC), que ainda está em desenvolvimento nos Estados Unidos e Europa, prevê a utilização da rede elétrica para serviços de acesso à internet em banda larga, além de outros serviços de telecomunicações e automatização em banda estreita.
As aplicações de banda estreita incluem controle de equipamentos domésticos, controle de automação e leitura automática de informações de gás, luz e água, entre outras.
Já as aplicações de banda larga incluem acesso à internet, telefonia por IP (VoIP) e compartilhamento de recursos de computador, como a formação de redes.
Na prática, a rede elétrica é transformada em um canal de comunicação por meio da sobreposição de sinais de informação de baixa intensidade à onda de energia.
Para garantir a coexistência e a separação dos dois sistemas, o índice de freqüência utilizado para comunicação é bastante distante daquele utilizado para as ondas elétricas.
Entre as principais vantagens do PLC está o fato de que não são necessários novos fios para as instalações, ao contrário do que exige o acesso à internet via ADSL.
Atualmente, os projetos de PLC conseguem desenvolver taxas de transmissão de até 75 Mbps.
A Europa, entretanto, prepara para 2006 uma nova versão da rede que será capaz de enviar e receber informações a 200 Mbps - mais de duas vezes e meia a velocidade atual. O Brasil participa ativamente das pesquisas.
Equipamentos necessários: no futuro próximo, estima-se que o PLC exija apenas um modem na casa do usuário, além de tomadas especiais na parede. Já na rede elétrica, caberia às operadoras ou provedores a instalação de equipamentos que tornassem possível a transmissão de dados utilizando a malha existente nas cidades. Nenhum cabo adicional será necessário.
Operadoras e faixa de preços: a tecnologia ainda não está disponível comercialmente no Brasil.

0 comentários:

compre ou venda aqui seu carro