Está mais do que provado que ter uma boa aparência tornou-se essencial para garantir sucesso profissional e pessoal. E o que ocorre no mercado de beleza masculino pode, sem nenhum engano, ser titulado como uma verdadeira quebra de paradigma: para o homem, o tabú de assumir-se como vaidoso, animado por séculos de preconceito, começa a ser desconstruído. E a oferta de produtos para esse novo consumidor, é claro, não pára de crescer.É importante destacar, entretanto, que o homem, apesar de ser um "novato" nessa área, é um consumidor extremamente exigente. Uma pesquisa de comportamento, realizada em abril/2002 pela Divisão de Produtos de Luxo do Grupo L'Oréal apontou algumas características importantes: o homem é mais aberto à recomendação de produtos por consultoras de lojas, por exemplo. No entanto, ele é muito questionador e exigente quanto ao nível da informação que recebe."O aspecto racional e boa argumentação ainda são decisivos para convencê-lo. E, uma vez convencido dos resultados, ele se torna um consumidor fiel. Por esse motivo, apesar de ainda não ser um "experimentador voraz", como as mulheres, esse novo homem é o tipo de consumidor muito atrativo para o mercado cosmético, cujo público principal é composto por mulheres, que costumam ser volúveis na escolha das marcas", diz Cínthia Marino, gerente da Biotherm, marca da L'Oréal que foi a pioneira no lançamento de uma linha de produtos para o mercado seletivo masculino, a Biotherm Homme. Turbinada, em maio de 2003, pelo lançamento de seu primeiro antiidade específico - o Age Fitness -, a linha Biotherm Homem cresceu 20% em faturamento no ano passado, e ganhou maior importância no mix da marca, que já representa 22% das vendas da Biotherm no Brasil.Trauma inicialBoa parte da razão que justifica a existência desse nível potencializado de exigência entre os consumidores masculinos, com toda a certeza, se deve a um "mal começo". O homem que ingressou no mundo cosmético por meio do uso de produtos femininos, após algum tempo, sentiu literalmente "na pele" que eles não eram perfeitos para ele, e, nesse sentido, passou a reivindicar uma maior atenção dos fabricantes.É que, com todo mundo sabe, existem diferenças marcantes entre as peles masculina e feminina. Muitas características próprias da pele do homem são motivadas pela ação da testosterona. Esse hormônio estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que a pele fique mais gordurosa e espessa, com os poros mais abertos e com uma tendência maior à acne. Além disso, ocorrem muitos problemas decorrentes do barbear como, por exemplo, os pêlos encravados, a irritação e a vermelhidão. A pele masculina também é naturalmente mais rica em colágeno, proteína responsável pela sua firmeza. Tais particularidades protegem a pele, retardando seu envelhecimento, mas também provocam inconvenientes: a oleosidade tende a concentrar mais impurezas, o que torna fundamental a existência de texturas diferenciadas e mais leves nas fórmulas dos produtos destinados ao homem. "De qualquer maneira, esse primeiro contato foi fundamental para a 'educá-lo' quanto ao uso de cosméticos", pondera Cínthya, da Biotherm.Fórmulas e apresentações exclusivasA partir de pesquisas de biotecnologia e de princípios ativos de vanguarda, outras empresas também têm conseguido excelentes resultados no sentido de trazer à luz produtos específicos para o homem. É o caso, por exemplo, da Adcos, que em 2003 lançou o Botoderm Homem, o primeiro anti-aging masculino a integrar o Argireline, um hexapeptídeo que age de forma similar à da toxina botulínica para reduzir as rugas e conferir maior firmeza à pele. "Embora não tenhamos números consolidados, o aumento das vendas do Botoderm. Homem nos fazem acreditar na existência de um crescimento consistente do mercado masculino nos últimos tempos. Mas, podemos apresentar como parâmetro interessante o fato de que, nos últimos três meses, aumentou em 30% no número de homens que vão às lojas Adcos para sentar-se na cadeira da esteticista a fim de receber algum tipo de tratamento facial", comemora duplamente Miriam Machado, gerente de Marketing da empresa.Conhecer e identificar mudanças como essa no comportamento do homem brasileiro foi o primeiro passo da Nivea para o lançamento dos novos produtos de sua linha masculina Nívea For Men, precedido por uma análise profunda do estudo Adonis Report, realizado pela empresa de pesquisa de mercado e consultoria 2B Brasil. Lançada no Brasil em 1995 e composta por produtos para barba com fórmulas hidratantes especiais, em junho de 2005 ela foi ampliada com a introdução do Gel de Limpeza e do Gel Esfoliante For Men, ambos dermatologicamente testados, com pH neutro, composição livre de sabão e indicados para todos os tipos de pele.Além das novas alternativas para consumo imediato pelo "Novo Homem", a empresa também teve o cuidado, em 2005, de reformular todas as embalagens da linha Nivea For Men, basicamente mudando sua linguagem gráfica com a introdução de um novo logotipo e layout de rótulos. O objetivo foi deixar os produtos mais masculinos e sofisticados, atributos necessários para atrair o público-alvo, segundo Juliana Tichauer, gerente de produto da Nivea For Men. "As pesquisas indicam que a apresentação do produto é muito relevante para a decisão de compra dos homens. Daí vem a nossa preocupação constante em acompanhar as tendências do mercado e adaptar nossos produtos a elas, visando sempre a atender nossos consumidores da melhor forma possível", destaca Juliana.Inovação é a chaveO público masculino sempre ganhou atenção especial d'O Boticário. Atualmente, a empresa tem em linha mais de 60 itens desenvolvidos exclusivamente para os homens, o que representa cerca de 10% do seu portfólio de itens. São perfumes, desodorantes, gel para barba, creme de barbear, entre outros. Há três anos, o Boticário desenvolveu uma linha especial para cuidar da pele masculina - a Linha de Cuidados para o Homem -, composta por Creme de Barbear não Espumógeno, Gel Após Barba, Balm Após Barba e Hidratante Protetor para o Rosto, este último, considerado o seu grande diferencial, por ser um produto de tratamento na categoria dos anti-aging. O último lançamento para o público masculino foi a edição limitada da tradicional linha Quasar - o perfume Quasar Energy, que entrou nas lojas em dezembro."Nos últimos anos, os homens recriaram seu estilo e hoje manifestam de forma mais direta o desejo de se cuidar. Pesquisas revelam que os homens ainda estão longe de consumir a mesma variedade de produtos do que as mulheres. Mas, na perfumaria e em algumas categorias do segmento de higiene e da cosmética eles já despontam como um mercado interessante", diz Rodolfo Melo, gerente de produto d'O Boticário. Segundo ele, a representatividade do segmento masculino no Boticário segue a tendência do mercado: a perfumaria é a primeira categoria em importância, com 71%, seguida por desodorantes, pré barba, pós barba. Em termos de faturamento, a categoria masculina representa 26% do total de vendas da empresa.De olho na evolução do mercado masculino, a Bozzano inovou recentemente com três lançamentos direcionados aos homens jovens, vaidosos e esportivos, que desejam não apenas fazer a barba, mas também tratar a pele, os cabelos e conquistar uma aparência bonita e saudável: o Gel Fixador Bozzano Sport - com exclusiva fórmula Anti-flakes, que não permite a formação de indesejáveis folículos brancos, resíduos que constantemente caem nos ombros e na roupa conforme a movimentação dos cabelos -, a Espuma de Barbear Refrescante com FrioGel® - que oferece a sensação de frescor gelado na pele - e Gel Após Barba."Um dos motivos da marca Bozzano ser líder no mercado de shaving é o nosso constante aperfeiçoamento, atualização e inovação do nosso portfólio. Decidimos investir em novidades para melhor atender os anseios de nossos clientes e impulsionar as vendas. Optamos por lançar novas variantes de produto com diferenciais exclusivos, modernizar as embalagens, tudo isso, para manter os nossos clientes e conquistar as futuras gerações. O mercado masculino ainda precisa ser explorado", revela Vanessa Gardano, gerente de Grupo Beauty Care / Revlon Bozzano.Mixes reduzidosApostando no poder de decisão do homem moderno, a RR Perfumes traz para o Brasil a linha ClarinsMen. Hoje, a ClarinsMen conta com nove itens de linha, entre eles alguns best-sellers como o Defatigant Visage (tratamento anti-estresse para o rosto) e o Baume Hidratant (bálsamo hidratante para pós-barbear), que, respectivamente, representam 12,5% e 15% das vendas da linha. Agora, a RR se prepara para o lançamento do décimo produto da linha no País, a ser realizado ainda no primeiro semestre de 2007. As expectativas com a introdução do novo item são ótimas, e o que a importadora espera é que a linha repita as performances que já obteve no Reino Unido e na França, países em que foi considerada a melhor marca masculina do mercado, com um número bem menor de referências do que os apresentados pela concorrência."O mercado de itens para o consumidor masculino cresce de forma consistente no Brasil principalmente em função da mudança de decisão de consumo: no passado recente, os produtos masculinos eram comprados por mulheres para o homem; hoje, uma ampla maioria do público masculino não abre mão de decidir qual o produto que consome", afirma Marcos Rothenberg, diretor da RR Perfumes. Segundo ele, os homens querem os seus próprios produtos porque querem ter essa decisão de consumir, que o ajuda a assumir sua vaidade, por meio de uma reafirmação de sua masculinidade.Atender a esse tipo de anseio objetivo, com ênfase na praticidade é, também, a preocupação da linha masculina Zirh. Criada em 1995, no Arizona (EUA), a marca pertence desde o ano de 2000 à gigante dos cosméticos Shiseido e sempre fez muito sucesso com o público masculino graças não só à qualidade como também à facilidade de uso requerida pelos homens na hora de cuidados com a beleza. Por isso, ela é bastante "enxuta" na oferta de produtos em três categorias: tratamento, proteção solar e perfumaria.No Brasil, a Delfos fez o lançamento de três produtos da linha de cosméticos masculina Zirh em dezembro de 2002, especificamente direcionados para o tratamento de pele. Em abril do ano passado foi lançada a primeira fragrância da marca e, em novembro, a linha solar. "Esse pequeno mix nos permitiu alcançar uma maior representatividade no que se refere à distribuição ao longo de 2007, ano em que obtivemos grande visibilidade na mídia, crescemos significativamente em termos de faturamento e consolidamos a nossa presença em 28 pontos-de-venda no País", comemora Cláudia Fernandes, responsável pela marca no Brasil e também pela clínica de estética paulista Io Personal Care for Men, especializada no atendimento masculino, e onde os tratamentos são realizados utilizando-se exclusivamente os produtos da linha Zirh."Nossa expectativa para 2009 é de crescermos 130% em faturamento e 50% em número de pdv's, com o suporte de alguns produtos identificados, que ainda não atenderam à demanda do consumidor brasileiro, como, por exemplo, shampoo/condicionador 2 em 1, pomada para cabelo e tônico facial", finaliza Cláudia.