CUIDADOS BÁSICOS
1. SHAMPOO
Você não precisa gastar 20 reais em cada tubo de shampoo - muito menos comprar um daqueles tubos de 1l por R$ 1,99. Em primeiro lugar, determine qual é o seu tipo de cabelo: seco, oleoso ou normal? Para cada tipo, um shampoo.
Cabelos curtos podem ser lavados diariamente, embora isso não seja o ideal. Cabelos compridos não devem ser lavado com tanta freqüência; o intervalo entre uma lavagem e outra também será determinado pelo tipo do seu cabelo: um cabelo oleoso exige higiene mais freqüente ou pelo menos um shampoo adequado.
O estado atual do seu cabelo também vai interferir nessa escolha. Se você tem um cabelo com as pontas ressecadas e quebradiças e usar shampoo para cabelos oleosos, é melhor raspar a cabeça de uma vez! Você pode encontrar produtos a preços acessíveis para quase todas as (más) condições em que um cabelo possa se encontrar: ressecados, quebradiços, tingidos e desbotadas, quimicamente tratados e completamente f.. . É só uma questão de paciência.
2. CONDICIONADOR
O condicionador é o complemente diário do trabalho do shampoo e deve pertencer preferencialmente à mesma linha dele. Atenção: o condicionador não é um creme de tratamento. Ele serve para fechar as micro-escamas do fio do cabelo, que são abertas para limpeza pelo shampoo, mas não trata o cabelo de forma efetiva.
Como qualquer creme, o condicionador não deve ser passado na raiz. Aplique o condicionador apenas na parte que não estiver grudada na cabeça. Isso evita que se acumule oleosidade na raiz. O condicionador deve agir por 5minutos, não mais que isso. Enxágue com bastante água para evitar que fiquem resíduos nos fios, o que deixa o cabelo com aquela aparência opaca e pesada.
3.LEAVE-IN
Se você tem cabelos ondulados ou cacheados, sabe o quanto as pontas desse tipo de fio tendem a ressecar. Isso porque a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar às pontas, que ficam desprotegidas. Para isso foram criados os cremes leave in ou sem enxágue, que criam uma película protetora no fio contra o sol, a poeira e outros agentes agressivos.
Há uma série desses produtos no mercado e alguns são extremamente oleosos. Para não deixar seu cabelo com cara de cabelo-de-boneca-de-porcelana, fuja dos cremes, especialmente daqueles que custam menos de R$5… Hoje em dia você pode encontrar sprays, que, por serem líquidos, deixam o cabelo com uma aparência mais natural e saudável. Se você joga no time dos ondulados ou crespinhos, é legal amassar um pouco os fios com as mãos depois de aplicar o creme. Isso ajuda a modelar os cachos e a controlar um pouco do volume.
COISAS QUE VOCÊ DEVERIA EXPERIMENTAR:
1. SACHÊS E AMPOLAS DE RESTAURAÇÃO
Disponíveis em várias marcas, apresentações e preços, essas coisinhas servem para dar uma recuperada em fios mais danificados, ainda que isso geralmente dure um ou dois dias. Esses produtos podem ser utilizados em casa sem nenhuma dificuldade.
2. HIDRATAÇÃO/QUERATINIZAÇÃO (caseira ou não)
Caro leitor, uma visitinha ao salão mais próximo não vai fazer o seu mundo ruir. Caso você não se sinta muito à vontade com isso, qualquer casa de cosméticos oferece kits caseiros para esses procedimentos - e nesse caso você pode pedir o conselho de uma namorada/irmã/amiga. Num mundo ideal, todos nós faríamos hidratação a cada 15 dias e queratinização sempre que precisasse, mas como essas coisas custam algum dinheiro, é bom aprender a fazer em casa. Ah, para a queratinização, você vai precisar de uma prancha alisadora.
3. CORTES PERIÓDICOS
Para evitar que o cabelo fique com as pontas muito secas, é altamente indicado que você corte dois dedos do cabelo a cada dois ou três meses, de acordo com a necessidade. Mas para isso você vai precisar de um profissional e de preferência que não seja o barbeiro da esquina. Procure um salão.
ÚLTIMOS CONSELHOS:
Qualquer casa de cosméticos tem uma prateleira com dezenas de ampolas de vitaminas, algumas com cores chamativas que dão vontade de comer. Misturadas ao creme de tratamento, essas vitaminas ajudam o cabelo, mas o grande truque está na sua alimentação. E por melhor que seja uma cerveja gelada, ela não tem exatamente os aminoácidos de que o seu corpo necessita. Frutas e verduras podem prover as vitaminas A e E, indispensáveis para a saúde dos cabelos, olhos, pele e unhas.
ALGUNS PRODUTOS QUE EU INDICO:
Antes de qualquer coisa, não sou remunerado por qualquer fabrincante das marcas aqui comentadas. Estou apenas dividindo as minhas experiências com os leitores do blog.
TODA A LINHA DOVE (especialmente Essential Care)
SACHÊS DE RECONSTRUÇÃO/REGENERAÇÃO DA AROMA DO CAMPO
AMPOLAS DE HIDRATAÇÃO A QUENTE DA AVON
CREME DE HIDRATAÇÃO ORIGEM LEITE DE CABRA (1KG)
KIT DE TRATAMENTO TUTANO ENRIQUECIDO, DA VITA-A
Lembrando apenas que cada cabelo se comporta de uma maneira diferente e é você quem vai determinar o que vai bem ou não com o seu cabelo.
Hidratação para os cabelos
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário