
(17-09-09, Frankfurt, Alemanha) - Volkswagen significa carro do povo. Muita gente usava isso para ironizar as tentativas da marca de se sofisticar, como no lançamento do VW Phaeton. Parece que a empresa levou as piadas a sério e resolveu voltar a suas raízes, sem, evidentemente, deixar a peteca da qualidade cair. Foi com esse espírito que foram apresentados oficialmente o L1 e o E-Up, entre outras novidades mais interessantes para os europeus que para outros mercados do mundo.
Na abertura da coletiva de imprensa da marca, o que chamou a atenção foi a presença de Ferdinand Pïech e de seu primo, Wolfgang Porsche, assistindo juntos ao evento. Isso mostra que a união de Porsche e Volkswagen está em um ritmo mais pacífico e caminhando para uma importante conciliação de interesses.
O L1 poderia ser a maior estrela da marca no evento. Pode até ser, em sentido figurado, já que ele é bem pequeno, como se vê nas fotos. Tem até um bom comprimento, 3,81 m, mas só 1,14 m de altura e 1,20 m de largura. Capaz de percorrer 67,1 km/l de diesel, ele tem um propulsor de 29 cv a 4.000 rpm e 100 Nm a 1.900 rpm e conta com a moderna transmissão DSG, manual automatizada de dupla embreagem, com sete velocidades.
A princípio, pode parecer que 29 cv é muito pouco, mas o carro prima por ser leve. Segundo os dados preliminares, ele pesaria menos de 380 kg e tem capacidade para dois passageiros, mesmo número de pessoas que o smart fortwo leva. A diferença é que o smart pesa mais do que o dobro disso (e tem motor bem mais potente). Seja como for, a relação peso/potência não é nada má.
Os rumores que antecederam a apresentação dava conta de que o conceito antecipa o modelo de produção em série. Era verdade. O carrinho tem chassi de alumínio e carroceria em fibra de carbono, mas tudo otimizado para ser fabricado em série. A previsão da marca é lançar o L1 no mercado em 2013.
E-Up!

Outro modelo cotado para produção é o E-Up!, cujo nome definitivo deve ser Lupo. A Volkswagen já o chama de Fusca do século 21. Com essa responsabilidade toda, ele tinha de ter grandes qualidades. A primeira delas é ser inteiramente elétrico, o que o torna um carro que não emite poluentes (de modo direto, pelo menos). O caso é que essa será apenas uma das opções de motor do veículo. Pode apostar em motores a gasolina, flex (se ele for ao Brasil) e a diesel.
Cotado para ser fabricado em países emergentes, o carrinho seria barato de fabricar e daria à VW um excelente lucro, segundo rumores iniciais. Com apenas 3,19 m de comprimento, ele será o concorrente por excelência do smart fortwo e do 500, ou Cinquecento. As outras medidas são 1,64 m, de largura, 1,47 m, de altura, e 2,19 m, de entreeixos. Com esse tamanho, ele será um 3+1, ou seja, um carro para três passageiros e um quarto, eventual. O arranjo de bancos seria inovador, mas a VW se esquece de mencionar que o Toyota iQ, que já está à venda, apresentou a ideia primeiro. Pode anotar: devem ser as mesmas do futuro modelo de produção em série.
A Volkswagen tem planos ambiciosos para ele. Em sua versão elétrica, o carrinho terá 1.085 kg, dos quais 240 kg só para as baterias de íons de lítio. Com elas, o Lupo elétrico terá autonomia para rodar até 130 km, uma autonomia respeitável não só para andar na cidade como também para fazer viagens curtas. Com o recarregador da empresa, 80% da carga das baterias pode ser reposta em apenas uma hora na tomada.
Em termos de desempenho, o E-Up! vai a 135 km/h de máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 s. Para ir de 0 a 50 km/h, ou seja, na cidade, ele leva apenas 3,5 s, o que garante saídas rápidas no semáforo. O motor é dianteiro, assim como o do futuro Lupo. É pena a VW achar que o Fusca do século 21 não merecia o motor e a tração traseira, como seu antecessor. A potência máxima é de 60 cv em momentos de pico, mas fica em 54 cv, normalmente. O torque é de excelentes 210 Nm desde 0.
A versão de produção em série do E-Up! também está prometida para 2013, ou para daqui a duas edições do Salão de Frankfurt. Talvez 13 seja um número de sorte para outros além de Zagallo.
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